segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Aprenda a falar Xiaomi

Empresa chinesa promoverá ação no Facebook para que internautas aprendam a pronunciar seu nome.
  • 24/03/2015 07:24

A fabricante chinesa Xiaomi já deu início a sua operação no País e quer ser se aproximar dos brasileiros. O primeiro passo? Ensinar as pessoas a pronunciarem o nome da empresa direitinho. Durante essa semana, a marca realizará uma ação em sua fanpage no Facebook com quatro curtas para apresentar-se ao público nacional de forma descontraída. A empresa adianta que seu apelido é Mi, mesmo nome de seus produtos.
Fonte: proXXIma


Comentário do grupo:

Xiaomi usando e abusando do branding

A empresa Xiaomi produtora chinesa de smartphones, criada em 2010, é considerada a “Apple da China” iniciou sua atuação no Brasil neste semestre abrindo seu primeiro escritório na capital paulista.
Um dos grandes diferenciais da empresa é oferecer smartphones com especificações que conseguem competir com os melhores aparelhos das grandes marcas, mas um preço bem mais amigável e acessível. Visto que, sem contrato com operadoras telefônicas ou subsidio, o valor de um dos sues produtos escalados como de topo linha tem o valor máximo de U$$ 300, isto é, metade de um Galaxy S4 ou de um iPhone. A estratégia da empresa é muito simples, já que quase não lucram com a venda de celulares, para fazer com que todo o investimento valha a pena possuindo uma margem de lucro apertada, eles mantêm os produtos disponíveis no catalogo de compras por mais tempo. Além disso, vendem diversos acessórios optativos para maximizar os lucros. Outro aspecto interessante é que não existem lojas físicas da Xaomi, ou seja, todas as compras são feitas pela internet e mesmo assim o Mi3 o mais recente lançamento da empresa vendeu 100 mil smartphones em 90 segundos, algo impressionante
Uma vez instalada no país, sua principal preocupação é se aproximar dos brasileiros, tomando com primeiro passo e um dos mais importantes é ensinar seu publico alvo a pronunciar o nome da empresa de forma correta, para isso produziram quatro curtas apresentando a empresa que será uma ação de branding via sua pagina no Facebook.
Como dizemos que o branding tem como resultado a percepção do cliente, já que como diz o fundador, Jeff Bezos, da empresa com um dos melhores trabalhos de branding já desenvolvido; a Amazon; é que Brand é o que as pessoas dizem quando você não está presente, com isso você deve ser percebido como único para seus clientes e criar uma identidade memorável. O que a Xiaomi está fazendo é de extrema importância, visto que ensinando como pronunciar o nome na marca, usa um dos elementos de marca, os quais a construção da mesma, o nome.
Além disso, os curtas irão ilustrar a marca, sua missão e valores, a fim de contar a história da empresa, criar valores, aumentar seu próprio valor, assim como de seus produtos. Com isso, a empresa deseja se destacar diante de seus competidores e se tornar uma marca forte no país, pois assim possui mais ativos intangíveis, além de valer muito dinheiro.
Outro aspecto relevante de branding utilizado pela marca Xaomi, é Brand Equity, o qual é o resultado do marketing mix, assim busca adicionar valor ao produto por meio dos investimentos feitos na própria marca, ajudando o público alvo escolhe-la dentre as outras, reduzindo riscos e definindo expectativas dos clientes. Ademais, os curtas que serão exibidos ao público são elementos de Brand image, que encarrega-se de afirmar o significado da marca, isto é, cria um conjunto de crenças sobre ela e com isso, cria associações à marca, formando uma imagem da mesma, e a empresa está trabalhando neste campo de forma incisiva, uma vez que contratou um brasileiro especializado neste mercado, o ex vice-presidente do Google, Hugo Barra, atualmente vice-presidente da empresa.
Desse modo, fica extremamente claro que a empresa deseja conquistar o mercado brasileiro e está fazendo da melhor forma possível, fazendo usufruto de diversos elementos de Branding já na primeira atuação no país, pois entende que Branding está dentro de marketing mas este necessita desesperadamente do Branding.


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