Empresa chinesa promoverá ação no Facebook para que internautas aprendam a pronunciar seu nome.
- 24/03/2015 07:24
A fabricante chinesa Xiaomi já deu início a sua operação no País e quer ser se aproximar dos brasileiros. O primeiro passo? Ensinar as pessoas a pronunciarem o nome da empresa direitinho. Durante essa semana, a marca realizará uma ação em sua fanpage no Facebook com quatro curtas para apresentar-se ao público nacional de forma descontraída. A empresa adianta que seu apelido é Mi, mesmo nome de seus produtos.
Fonte: proXXIma
Comentário do grupo:
Fonte: proXXIma
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Xiaomi usando e
abusando do branding
A empresa Xiaomi
produtora chinesa de smartphones, criada em 2010, é considerada a “Apple da
China” iniciou sua atuação no Brasil neste semestre abrindo seu primeiro
escritório na capital paulista.
Um dos grandes diferenciais
da empresa é oferecer smartphones com especificações que conseguem competir com
os melhores aparelhos das grandes marcas, mas um preço bem mais amigável e
acessível. Visto que, sem contrato com operadoras telefônicas ou subsidio, o
valor de um dos sues produtos escalados como de topo linha tem o valor máximo
de U$$ 300, isto é, metade de um Galaxy S4 ou de um iPhone. A estratégia da
empresa é muito simples, já que quase não lucram com a venda de celulares, para
fazer com que todo o investimento valha a pena possuindo uma margem de lucro
apertada, eles mantêm os produtos disponíveis no catalogo de compras por mais
tempo. Além disso, vendem diversos acessórios optativos para maximizar os
lucros. Outro aspecto interessante é que não existem lojas físicas da Xaomi, ou
seja, todas as compras são feitas pela internet e mesmo assim o Mi3 o mais
recente lançamento da empresa vendeu 100 mil smartphones em 90 segundos, algo
impressionante
Uma vez instalada no
país, sua principal preocupação é se aproximar dos brasileiros, tomando com
primeiro passo e um dos mais importantes é ensinar seu publico alvo a
pronunciar o nome da empresa de forma correta, para isso produziram quatro
curtas apresentando a empresa que será uma ação de branding via sua pagina no
Facebook.
Como dizemos que o
branding tem como resultado a percepção do cliente, já que como diz o fundador,
Jeff Bezos, da empresa com um dos melhores trabalhos de branding já
desenvolvido; a Amazon; é que Brand é o que as pessoas dizem quando você não
está presente, com isso você deve ser percebido como único para seus clientes e
criar uma identidade memorável. O que a Xiaomi está fazendo é de extrema
importância, visto que ensinando como pronunciar o nome na marca, usa um dos
elementos de marca, os quais a construção da mesma, o nome.
Além disso, os curtas
irão ilustrar a marca, sua missão e valores, a fim de contar a história da
empresa, criar valores, aumentar seu próprio valor, assim como de seus
produtos. Com isso, a empresa deseja se destacar diante de seus competidores e
se tornar uma marca forte no país, pois assim possui mais ativos intangíveis,
além de valer muito dinheiro.
Outro aspecto
relevante de branding utilizado pela marca Xaomi, é Brand Equity, o qual é o
resultado do marketing mix, assim busca adicionar valor ao produto por meio dos
investimentos feitos na própria marca, ajudando o público alvo escolhe-la
dentre as outras, reduzindo riscos e definindo expectativas dos clientes.
Ademais, os curtas que serão exibidos ao público são elementos de Brand image,
que encarrega-se de afirmar o significado da marca, isto é, cria um conjunto de
crenças sobre ela e com isso, cria associações à marca, formando uma imagem da
mesma, e a empresa está trabalhando neste campo de forma incisiva, uma vez que
contratou um brasileiro especializado neste mercado, o ex vice-presidente do
Google, Hugo Barra, atualmente vice-presidente da empresa.
Desse modo, fica
extremamente claro que a empresa deseja conquistar o mercado brasileiro e está
fazendo da melhor forma possível, fazendo usufruto de diversos elementos de
Branding já na primeira atuação no país, pois entende que Branding está dentro
de marketing mas este necessita desesperadamente do Branding.
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