domingo, 13 de setembro de 2015

Os 8 novos comerciais da Apple para seus lançamentos

10/09/2015
Fonte: Guilherme Dearo, Exame.com
São Paulo - A Apple revelou ontem (9), em São Francisco, nove novos produtos, incluindo o Iphone 6s e o Apple Pencil.
E claro: com os novos produtos, vieram novos comerciais e campanhas.
Confira a seguir os oito novos vídeos da Apple.


1. iPhone 6S

Esse primeiro é o vídeo mais "comercial" do novo iPhone, ou seja, aquele mais despojado e que explica as novas funcionalidades através uma narrativa. O mote é "A única coisa que mudou foi tudo". 
Com bom humor e dinamismo, uma narradora explica todas as ferramentas inovadoras do novo iPhone, como a tela que responde às diferentes pressões do dedo e fotografias que se movimentam.

2. iPhone 6S

Já esse outro comercial do novo iPhone é aquele mais técnico e segue a linha dos outros vídeos da empresa: com fundo branco, um narrador explica de modo didático, bem lentamente, tudo o que o novo celular faz. É quase um tutorial ou manual.

3. Apple TV

Este comercial apresenta, com uma narrativa, todas as novidades da Apple TV, dos filmes e séries aos games.

4. iPad Pro

Este vídeo não apresenta muita coisa sobre o iPad Pro. É apenas um vídeo em tom épico que foca no novo design e beleza do tablet, revelando ao mundo o novo produto.

5. iPad Pro

Já este segundo vídeo do iPad Pro mostra com detalhes e em tom didático todas as novas funcionalidades do aparelho.

6. Apple Watch

O novo vídeo para o relógio inteligente da Apple apresenta as novas cores disponíveis e foco no design.

7. Apple Watch

Já este outro novo vídeo do relógio é didático e fala sobre notificações e modos de receber as informações do relógio.

8. Apple Pencil

O primeiro vídeo do Apple Pencil: introduz a ideia do produto e suas funcionalidades em tom didático e com foco na tecnologia.

Um comentário:

  1. A Apple todo ano próximo ao Natal, lança seus novos produtos para delírio dos consumidores, e para acompanhar estes lançamentos ela faz vídeos promocionais para divulgar seus novos produtos. São no mínimo dois por produto, um trata-se mais do encantamento do produto, então mostra sempre o design. É um vídeo mais curto, mais promocional. Já o outro vídeo funciona mais como um tutorial do aparelho, ele é mais técnico, envolve mais explicações de um especialista.
    A Apple lança esses vídeos para o mundo todo, assim sua propaganda é a mesma em todo o mundo, seus produtos não são adaptados para cada país, eles são uniformes. Assim, eles impedem qualquer falha ou diferenciação na mensagem que eles querem passar. Porém outros fatores acabam diferenciando como o produto é visto em cada um dos países, o preço é o principal diferencial. Ligado a impostos, logística, rede telefônica ou internet( serviço acoplado, o preço nos Estados Unidos acaba por ser um dos mais baratos, já no Brasil um dos mais caros. Outro exemplo de diferença percebida pelo consumidor é o 4G que no Brasil só chegou depois, assim a função não tinha serventia no Brasil, quando o celular chegou no país. Outros dois pontos são o preço dos acessórios, como carregador, fone de ouvido, capa de celular, que sofrem variações em cada país e o serviço de manutenção de cada país.
    Conclui-se que a Apple tem uma concentração maior de poderes na equipe dos Estados Unidos, porém suponha que seja um trabalho bem integrado com os outros países para que não tenha falha em relação a língua ou algum costume que possa ser afetado pelo vídeo promocional.

    ResponderExcluir